• ECAPE

Você conhece Alho-Poró?

O alho-poró é uma planta da família das aliáceas, parente do famoso alho e das cebolas, o consumo dessa hortaliça tem crescido bastante nas mesas dos brasileiros pelo seu incomparável sabor! É muito bem acompanhado em saladas, caldos e com aquela comidinha refogada. A sua produção está concentrada na parte sul e sudeste do Brasil. Você sabe como é plantada essa hortícola? Vem com a gente que a Ecape Jr. te explica!

Essa hortaliça possui melhor desenvolvimento em temperaturas mais amenas, ou seja, uma temperatura agradável variando entre 13°C a 24ºC. Essa espécie necessita de um pH entre 6,0 a 6,8, com solos ricos em nutrientes e matéria orgânica. Recomenda-se uma análise de solo antes do plantio para analisar a necessidade do solo, e é nesse momento que a Ecape pode te ajudar! Entre em contato conosco e vamos contribuir para uma produtividade mais eficiente!

O plantio do alho-poró pode ser realizado através de mudas, por bulbilhos (dentes) obtidos por produtores tradicionais, produtores de alho-semente ou nas cooperativas, e também pode ser por sementes. Por sementes a semeadura deve ser realizada diretamente nos canteiros sendo cobertas por uma camada fina de capim seco ou uso de telas de sombreamento e retirada após sua emergência. Já pelas mudas seria ideal as que são produzidas em bandejas, com substrato, e transplantar ao atingirem 10 a 20 cm de altura. O espaçamento utilizado deve ser feito entre 30 a 50 cm entre linhas de 10 a 15 cm entre as plantas. Para os bulbilhos, recomenda-se o mesmo manejo e espaçamento que é utilizado em mudas.

A irrigação pelo sistema de gotejamento economiza água e evita doenças na parte aérea da planta, lembrando que é importante manter o nível de umidade do solo sem o encharcamento. E para concluir, outro aspecto importante é a rotação de culturas, melhorando as características do solo, prevenindo a disseminação de doenças e pragas.

Referências da publicação:

ALHO-PORÓ (Allium ampeloprasum L.). In: 101 Culturas: Manual de tecnologias agrícolas. [S. l.: s. n.], 2019.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo