• ECAPE

Tangerineiras: Podar para lucrar


Muitos produtores não sabem, mas a simples ação de realizar uma poda correta em árvores frutíferas pode render bons lucros. No caso das tangerineiras, que sofrem com a oscilação de produção, a poda é essencial para diminuir o excesso de frutos, provocar novas brotações e, consequentemente, proporcionar tangerinas maiores e melhor nutridas. Essa apuração da qualidade das frutas produzidas faz com que as tangerinas colhidas tenham maior qualidade e sejam mais competitivas no mercado.


Comumente as tangerineiras produzem uma grande quantidade de frutos em uma safra e na safra seguindo apresentam um rendimento de mediano a baixo, devido ao esgotamento de reservas gasto na safra anterior. A poda resolve esse problema pois equilibra a produção e não deixa que a planta produza em exagero, guardando reservas para o ano seguinte. Ela diminui a quantidade dos frutos tipo refugo, aqueles de tamanho pequeno e sabor impróprio para consumo. Reduzindo o excesso de carga, menos frutos florescem em uma mesma planta e a consequência é que os nutrientes são melhor distribuídos propiciando tangerinas maiores, mais bonitas, mais saudáveis e com melhor sabor. Todos estes atrativos fazem com que elas rendam melhores preços.


Cada tangerineira tem características diferentes, mas todas elas necessitam de uma poda precisa. A monte alegrina, por exemplo, possui uma alternância de produção muito acentuada de uma safra para outra, mas a colheita é facilitada pela forma da planta que apesar de possuir a copa fechada com excesso de ramos possui formato esférico. Já a Ponkan, possui uma copa ereta, mais vertical e com diâmetro menor. E apesar de não possuir oscilação de produção, sempre tem grande quantidade de frutos, o que prejudica a nutrição das tangerinas.


Logo, se visamos lucro não devemos nos fixar na quantidade mas sim na qualidade. Se interessou em podar mais para produzir melhor? Entra em contato com a ECAPE e deixa a gente te ajudar!

Fonte: Jornal Dia de Campo

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo