• ECAPE

Rotação de culturas na várzea


Uma ótima escolha é investir em rotação de culturas! Após a colheita de uma gramínea o indicado é rotacionar com uma leguminosa para que os níveis de Nitrogênio do solo sejam restabelecidos, ou seja, para que ocorra a adubação nitrogenada até o próximo ciclo de gramíneas.

Além disso, entre os inúmeros benefícios da rotação, superficialmente, temos a ciclagem de nutrientes, a inibição da degradação do solo e o complemento financeiro da renda. Os demais benefícios irão variar de acordo com a cultura escolhida para rotacionar, assim como os cuidados.


Exemplificando com a cultura da soja, que é uma leguminosa com manejo distinto ao do arroz, os principais pontos de atenção no processo de rotação, são:


• Drenagem da área: É necessário ter atenção ao preparo do solo, visando à descompactação e proporcionando o melhor escoamento da água, pois a soja apresenta baixa tolerância a estresse hídrico. Além de que, a infiltração deficiente pode comprometer os níveis de oxigênio do solo, que são fundamentais para o desenvolvimento da cultura. Para isso, existem os métodos de microdrenagem e macrodrenagem.


• Cultivar adequada: É necessária a busca de uma cultivar mais tolerante ao encharcamento, com ciclo de acordo com a estratégia da propriedade, assim como outros pontos que devem ser planejados quando feito o planejamento estratégico. Como já mencionado, a soja não tolera excesso hídrico, entrando em estado de estresse e afetando diretamente a produção. A cultivar adequada não será a única responsável pelo sucesso da produção na várzea, mas sim um importante pilar que, quando casado com a drenagem adequada, garantirá o desenvolvimento adequado da planta.


• pH do solo: No cultivo de arroz com a inundação, ocorre o tamponamento da acidez parcialmente de forma natural. Com o solo alagado, ocorre um processo químico de redução do solo, resultando o fenômeno conhecido como “autocalagem”. Já nos cultivos em sequeiro, isto é, cultivos que virão na várzea drenada, esses processos de redução não ocorrem, logo, se faz necessária uma análise de solo para uma correta recomendação de calagem para receber a nova cultura.


• Gestão da propriedade: Com dois cultivos distintos ocorrerão manejos e planejamentos que devem se complementar durante todo o ciclo anual da propriedade, com isso se faz necessário que o planejamento da produção seja feito antecipadamente. O ideal para essa atividade é contar com o auxílio de um consultor.


Com isso, afirmamos que o sistema de rotação de culturas necessita de cuidados redobrados no manejo e planejamento, mas que o retorno positivo é garantido. Para que não se corra riscos maiores o melhor é contratar um serviço de consultoria agrícola, que acompanhará as operações da propriedade e montará um planejamento correto com os cuidados corretos para a tua propriedade e para a rotação das culturas que serão escolhidas. E nós da ECAPE Jr, te oferecemos isso! Desde o serviço de coleta, análise e recomendação de adubação e calagem para a implantação da 2° cultura até o serviço de consultoria completa, conforme for tua necessidade!

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo