• ECAPE

Repetir a cria - Grande desafio

Como sabemos, se aproxima ou é chegada a época de parição para as propriedades que trabalham com gado de cria e durante esse período os produtores enfrentam um grande desafio: fazer os animais que pariram criar bem o seu terneiro e manter-se em condição de "conceber" novamente. Esse é um dos fatores para que a propriedade se mantenha de forma rentável. 

A grande verdade é que o desafio se torna ainda maior pelo fato desses animais entrarem em balanço energético negativo, ou seja, durante esse período as vacas em início de lactação tem uma grande demanda energética para a produção de colostro, leite e mantença. Desta forma, isso excede muitas vezes a quantidade de energia fornecida pela a ingestão de matéria seca, que é tradicionalmente menor durante este período do ano. De forma bem simplista, esses fatores afetam consideravelmente de maneira negativa a liberação de hormônios que são responsáveis pela reprodução.

Pensando em driblar este período, existe uma técnica já consagrada, o FLUSHING alimentar que é uma solução nutricional para esse problema. Essa técnica consiste em suprir as necessidades energéticas dos animais, no intuito de minimizar ou sanar os efeitos da restrição alimentar; assim, os animais recuperam ou mantém um escore corporal adequado para suprir as necessidades fisiológicas do seu sistema, saindo assim do anestro, possibilitando aumentar a taxa de fertilidade da propriedade. Além disso, esse aporte também aumenta consideravelmente as chances desses animais pegarem cria na primeira exposição a reprodução, seja com touro ou IA, além de conseguir diminuir o intervalo de parto, outro fator muito importante para a rentabilidade da propriedade.

.

Ficou em dúvida? Quer saber se precisa ou não fazer na sua propriedade? Para nós da ECAPE será um prazer ajudar




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo