• ECAPE

Regulagem de semeadoras

Quando está chegando a hora de semear a nova safra, não podemos perder tempo para não comprometer a produtividade da lavoura.

Para isso temos que planejar bem o calendário das atividades para que não ocorra nada de errado, tendo em vista que o calendário de semeadura é cada vez mais apertado.

A regulagem da semeadora é uma etapa muito importante e vai garantir que não haja imprevistos na semeadura, evitando futuras perdas de produção.

Semeaduras inadequadas acarretam em perdas maiores que 10% na produtividade da lavoura.

Então é melhor despender algumas horas realizando manutenções e preparação do maquinário, do que semear ou utilizar peças desreguladas durante a operação.

Uma má regulagem da semeadora pode resultar em baixa germinação e falha no estande, afetando diretamente na produtividade. Uma vez que a operações já fora iniciada, a janela de semeadura é curta, e todos os contratempos devem ser evitados.


Consequências de uma má regulagem:

• Maior ocorrência de plantas duplas;

• Má germinação das plântulas;

• Falha no estande;

• Atraso na semeadura;

• Desuniformidade no dossel.



Regulagem e manutenção da semeadora


Processo importante que se inicia com uma limpeza geral das máquinas que irão trabalhar na próxima safra.


A limpeza geral do maquinário impede possíveis contaminações de plantas daninhas ou doenças de safras passadas, em talhões onde antes elas não existiam.


Além disso, uma inspeção geral deve ser realizada no maquinário, a fim de checar peças quebradas ou desgastadas, que precisam de reposição.


A regulagem é a determinação da quantidade de semente e adubo que é esperado para cair em uma determinada área.

Esse processo deve ser feito “no galpão” após a manutenção da semeadora, é um trabalho de ajuste fino, e se busca resultados com bastante precisão.

Existe também a aferição a campo, deve ser feita periodicamente durante o processo de semeadura, para aferir se não ocorreu a perda da calibração do equipamento.

Nós da ECAPE podemos te ajudar, entre em contato conosco!


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo