• ECAPE

Raleio na Cultura do Pêssego

O que é?

A operação que elimina parte das frutas ou até mesmo das flores, visando melhorar a qualidade das frutas remanescentes e evitar a alternância de produção.


Objetivos e Benefícios do Raleio?

Aumentar o tamanho das frutas: O aumento do tamanho das frutas está intimamente ligado à relação folha/fruta, ou seja, o aumento do tamanho da fruta é diretamente ligado ao número de folhas. Assim, o aumento da superfície foliar para cada fruto está diretamente ligado ao tamanho final dos mesmos.


Evitar a alternância de produção: Embora não seja muito comum no pessegueiro, a falta do raleio e outros manejos, pode ocasionar anos com pomares pouco produtivos.


Melhorar a coloração e a qualidade das frutas: O maior espaçamento entre os frutos nos ramos permite uma maior exposição ao sol e, consequentemente, acentua a coloração da epiderme. A melhor qualidade resulta da menor competição entre os frutos por carboidratos e outros nutrientes necessários para que possuam um bom sabor e aroma.


Evitar o rompimento de ramos: O excesso de peso, causado por uma produção muito grande de frutas, é causa frequente da quebra dos ramos. Com um excesso de peso, o rompimento dos ramos é agravado pelo vento e pelos operadores que realizam o processo de colheita.


Melhorar a resistência das plantas: Plantas com produções excessivas tornam-se deficientes em alguns nutrientes, com isso, são mais facilmente atacadas por pragas e doenças, além de que produções excessivas continuadas podem causar até a morte das plantas.


Reduz o custo da colheita: Quanto maior for o número de frutas descartadas após a colheita, geralmente devido a um pequeno tamanho, maior será o custo da operação de colheita, pois estaremos pagando para que os operadores colham frutas que serão descartadas posteriormente. Além da colheita, o raleio diminui os custos das operações posteriores, como a classificação, uma vez que possibilita maiores rendimentos. O raleio reduz também os gastos com conservação e transporte.


E aí, se ligou no que o Raleio pode proporcionar ao seu pomar? Ficou com alguma dúvida? Chame a Ecape para te ajudar nesse manejo tão importante!




Fonte: Embrapa e Livro Fruticultura Fundamentos e Práticas

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo