Rachadura de frutos em citros


Quando os citros não são manejados corretamente podem apresentar uma série de problemas, e a rachadura é um deles. Quando ocorre a rachadura dos citros é sinal de um problema fisiológico relacionado às alterações do clima da região, geralmente causadas por uma extrema umidade do solo, temperatura e umidade do ar.

Esse fenômeno se manifesta durante o período de desenvolvimento dos frutos, quando estes ainda estão verdes, principalmente quando próximos à maturação, geralmente após um período de estiagem seguido por chuvas ou irrigação. No período seco, os frutos continuam acumulando carboidratos, mesmo em quantidades menores. Com a disponibilidade de água no solo, a polpa expande-se em função do fluxo repentino de seiva e a casca, incapaz de acompanhar a dilatação, sofre forte pressão, que resulta na ruptura da casca do fruto

Umidade do solo, temperatura e umidade do ar são as principais causas das rachaduras que aparecem nas cascas de muitos citros, isso ocorre geralmente em períodos de clima seco e quente em que a casca fica mais resistente e então vem a chuva e até mesmo irrigação, adentrando grande quantidade de água nos frutos fazendo com que inchem e por consequência rachem.

Plantas com deficiência de potássio e cálcio também podem desenvolver rachaduras em suas cascas por serem bastante finas e frágeis. Uma solução, neste caso, é suprir as necessidades da planta com teores adequados destes nutrientes.

A fim de evitar a ocorrência deste problema, algumas práticas de manejo são recomendadas no pomar, entre elas deve-se atentar a:

  • Adubação correta: é importante fornecer os nutrientes que a planta necessita e em quantidades adequadas, por isso ressalta-se a necessidade de uma análise de solos e recomendação de adubação. No caso dos frutos rachados é imprescindível se atentar aos nutrientes potássio, cálcio e fósforo que estão diretamente ligados à formação da casca.

  • Raleio e poda: ao realizar a poda ou o raleio consequentemente ocorre a redução do número de frutos por planta, assim diminuindo a competição por nutrientes e por fim minimizando os problemas relacionados à espessura da casca dos frutos.

  • Irrigação: quando as plantas estiverem em período de desenvolvimento deve-se irrigar de maneira correta, visando contemplar as necessidades específicas das plantas, principalmente havendo estiagem é necessário redobrar este cuidado além de atender ao desenvolvimento adequado da casca dos frutos.

  • Potássio e cálcio via foliar: se ao fazer análise de solos e na mesma for constatada a deficiência destes nutrientes é recomendado aplicar, ainda durante o desenvolvimento dos frutos, soluções de nitrato de potássio e nitrato de cálcio a 2% cada uma delas.


Fonte: Acervo Embrapa.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo