• ECAPE

Quem não gosta de um temperinho?


A quarentena é uma ótima aliada para você implantar uma horta suspensa e/ou vertical, no cantinho e no conforto da sua casa, uma bela distração para focar com a família e enfrentar essa pandemia.

Não tem algo melhor que poder ter “aqueles temperinhos verdes e frescos” no seu quintal ou qualquer espaço que viabilize o cultivo e o desenvolvimento de plantas.

As condimentares são ótimas opções para cultivar em horta de pequenos espaços, poder ter ao seu alcance temperos saudáveis e frescos para preparar a sua refeição não tem preço que pague.


Ótimas opções para iniciar a sua horta é o cultivo de condimentos ou temperos.


Alecrim

É uma planta que tem inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar humano, como prevenção do câncer, estimulante na memória, ação anti-inflamatória, calmante (ajuda controlar depressão e ansiedade) entre outras.

Deve ser cultivado em solos ou substratos bem drenados e leves, se desenvolve em ambientes com deficiência em nutrientes, mas o pH ideal é em torno de 6,5, deve receber luz solar diária. Quando a planta ainda é pequena a irrigação deve ser frequente, na fase mais adulta a planta pode tolerar mais tempo de seca. O plantio pode ser através de semente ou mudas providas das touceiras ou ramos.


Coentro

Possui poder antioxidante que reduz inflamações causadas por radicais livres, pode reduzir o risco de doenças cardíacas, nível de açúcar no sangue, entre outras doenças.

Solos permeáveis e com boa fertilidade são indicados para o cultivo, se adapta bem a vários tipos de climas, mas, prefere climas mais quentes, podendo ter seu desenvolvimento afetado em regiões de temperaturas mais baixas. Geralmente plantas que crescem em plena luz solar tem sabor e aroma mais aguçado. A irrigação é indispensável principalmente no período pós semeadura e germinação, quando a planta estiver maior as regas podem ser mais espaçadas. É uma planta mais rústica, geralmente não sofre muito problemas com ataque de pragas e doenças.


Manjericão

Dono de um sabor singular, rico em vitaminais e minerais como cálcio e zinco, ele ainda atua no combate ao cansaço, enxaqueca, insônia, ajuda a diminuir a febre, combate acnes e etc., é mais um dos condimentos excelentes para se ter na sua horta.

Espaços protegidos são ótimos, pois ele não tolera regiões com baixas temperaturas, é bem exigente em incidência solar, solo bem drenado, leves, fértil e rico em matéria orgânica, manter o solo úmido é indispensável, mas tanto a falta quanto o excesso podem prejudicar o desenvolvimento deste.


Manjerona

Se desenvolve bem em ambientes de temperaturas mais amenas, com bastante incidência de luz solar, quando isso ocorre o dia todo seu sabor e aroma são mais intensos. Bem tolerante quanto ao pH e tipo de solo, mas seu desempenho é bem melhor em solos mais férteis. É importante manter o solo úmido, sem excesso e sem falta de água. Sua propagação se dá por semente ou estaquia.

Como as demais condimentares a manjerona dispõe de vários benefícios a nossa saúde, melhorando a nossa imunidade, ajudar a combater doenças virais, faz bem ao pâncreas e ao fígado, dentre outros.


A Ecaper Jr. fica a sua disposição para te ajudar a implantar sua horta, tirando sua ideia do papel e colocando-a em prática, entre em contato conosco!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo