• ECAPE

Quantos meses tem seu ano na sua propriedade?

Atualmente é sabido que organização e eficiência nos processos dentro da propriedade são cada vez mais necessárias para estar à frente no agronegócio e se manter na atividade, independente do seu sistema e/ou ciclo em que se trabalha. Hoje vivemos em um mundo que, a cada dia nos surpreende com novas tecnologias e assim também é no agronegócio, todos os dias novas pesquisas, novos sistemas, maquinários e novas ferramentas são lançadas e surgem em nossa frente.

Onde há tanta tecnologia a se adotar e parece que estamos sempre correndo contra o tempo e buscando incansavelmente nos aprimorar e melhorar a nossa fazenda, assim como, corrigir partes do nosso processo de produção. Um questionamento a se fazer é se o arroz com feijão, aquele básico, as partes operacionais estão em dia? Sendo bem feitas? Ou ainda estou pecando em alguns quesitos relacionados a ela?

As tecnologias devem ser adotas, com certeza, e são cada vez mais necessárias, mas elas devem ser adotas como uma forma de verticalizar a nossa produção e não de suprir falhas que estou tendo na minha lavoura ou pecuária que são operacionais ou até mesmo de quesito organizacional.

Vamos nos atentar nesse conteúdo, na parte organizacional da fazenda, dento da porteira como está nosso planejamento, estamos nos programando para o próximo ano ou estamos apenas correndo com as coisas que tem que ser feitas, estarmos com um planejamento em mãos e sempre um passo a frente do que tem que ser feito, nos garante uma maior eficiência e qualidade na execução dos processos. Ter um planejamento de 1, 2, 3 ou até 5 anos a frente nos garante uma visão maior sobre a nossa propriedade e onde queremos chegar, afinal todos nós queremos que as nossas propriedades sejam produtivas e cada vez entregue um produto final de maior qualidade e com um valor agregado maior.

A estação de monta dentro da propriedade está sendo eficiente? Tomando como exemplo a pecuária, uma propriedade que trabalha com Cria ou faz o ciclo completo, precisa ter terneiros todo ano, afinal de contas o nosso ano tem 12 meses e a gestação de uma vaca dura 9 meses então nos sobra apenas 3 meses de um ano para que ela emprenhe novamente, só que durante esses 3 meses ela tem que amamentar o terneiro, recuperar seu score corporal para ter condições de pegar cria novamente. Sem duvidas hoje temos tecnologias que nos ajudam nesse processo, e vai de encontro também com as estratégias que adotamos dentro da nossa propriedade. Mas essa visão geral de 1 ano e todo o processo que deve ser feito, que é muita coisa envolvida na criação, sempre é valida a reflexão para ver em quais pontos eu posso agilizar meu processo.

As áreas destinadas a pastagens dentro de uma propriedade necessitam de uma estruturação adequada assim como a lavoura, é valido ressaltar que essas áreas devem ser planejadas antes de executadas, a fim de ser o mais eficiente possível na sua preparação, e consequentemente entrando com o gado antes nas áreas, hoje onde muitos produtores realizam integração lavoura pecuária e o período de exploração dessas pastagens se tornam menores, devido a necessidade de para ceder a área para as lavouras no momento certo, o planejamento das áreas de pastagens assim, fazem-se fundamental.

Não é apenas a época de preparação da pastagem que precisa de organização e planejamento a manutenção da mesma também requer cuidados, e se tu já tiver esse planejamento, essa programação, será mais eficiente, garantindo assim maiores chances de que o sistema de produção esteja mais aferido, portando tendo um impacto positivo na sua produção animal.

Com um planejamento e o conhecimento de quais áreas estarão com lavouras e quais áreas estarão livres para a pecuária e o conhecimento do tempo que as mesmas estarão disponíveis, possibilita o planejamento de algumas áreas com pastagem de verão, pastagens que garantirão um maior aporte animal por hectare, visto que na maioria dos casos as áreas destinadas a pecuária ficam muito reduzidas quando comparado ao inverno pelo fato de ter de ceder áreas para a lavoura.

Aliás o gado que está no inverno no campo deve ir para algum lugar no momento de ceder as áreas e se o destino não for a venda, a qual pega um período de menor preço atribuído ao fato de muitos produtores terem que desocupar as áreas gerando uma alta demanda.





11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo