• ECAPE

Nutrição - Fator indispensável durante a prenhez



Você sabia que a nutrição é uma das variáveis que mais interfere na fase reprodutiva dos bovinos de corte? Estudos apontam que a relação nutricional nas fêmeas está intimamente relacionada com o retorno da ciclicidade, com a fertilidade e desenvolvimento da progênie. O que torna o problema ainda mais grave, é que o produtor dificilmente associa problemas reprodutivos em animais adultos com a nutrição, deste modo a problemática permanece por mais tempo dentro da propriedade, e atrasando a produtividade e o rendimento do sistema.

Uma das metodologias que podemos introduzir na propriedade é a avaliação através do Escore de condição corporal (ECC), metodologia esta que é bastante simples e eficaz. As avaliações de ECC mostram de forma geral como anda a nutrição de um lote ou de um animal específico, geralmente relacionada a números de 1 a 5, sendo o escore 1 o pior pior condição nutricional e o 5 o melhor. Também podemos associar a esses escores determinadas classificações, onde, por exemplo, apenas as novilhas acima de escore 3 serão entouradas.

Vale ressaltar que muitos produtores consideram o terço final da gestação o de mais importância, tanto para a progênie quanto para a matriz. Porém, estudos nos mostram que, as células musculares da progênie que está sendo gerada, passam por hiperplasia (aumento do número de células musculares) em duas ondas, sendo a primeira no primeiro terço da gestação e a segunda onda, no segundo terço. No terceiro trimestre da gestação, passa a ocorrer a hipertrofia, que irá aumentar o número de fibras musculares e ocorrerá também a deposição de gordura. Logo, ressaltamos a importância do manejo alimentar da matriz durante toda a gestação, pois isso acarretará no desempenho do feto.

Quais são as metodologias utilizadas na tua propriedade, com manejo nutricional e de seleção de matrizes? Nenhuma? Agora que tu já sabe a importância, nos chama para conversarmos e resolver isto imediatamente! Vamos produzir mais ?

FONTES:

https://www.milkpoint.com.br/colunas/educapoint/qual-o-impacto-da-nutricao-no-preparto-na-reproducao-de-vacas-de-corte-209435/

https://www.beefpoint.com.br/nutricao-pre-e-pos-parto-e-eficiencia-reprodutiva-em-bovinos-31278/

https://www.educapoint.com.br/blog/pecuaria-corte/programacao-fetal/

https://www.educapoint.com.br/blog/pecuaria-corte/em-qual-estagio-gestacao-se-da-a-formacao-de-fibra/


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo