• ECAPE

Melancia - cuidados com a colheita e pós-colheita


Colheita

A melancia atinge o ponto de colheita entre 28 a 45 dias após a fecundação das flores femininas ou hermafroditas, dependendo da cultivar e das condições climáticas. Porém, reconhecendo-se a influência de diversos fatores sobre o ciclo da cultura, recomenda-se a adoção de outros indicadores de ponto de colheita. Os mais utilizados são:


a) Secamento da gavinha localizada no mesmo nó do fruto ou do pedúnculo do próprio fruto.


b) Mudança da cor da casca do fruto na região que se mantém em contato com o solo, que passa de branca para amarela com o amadurecimento.


c) A ressonância do fruto ao impacto deve ser grave e oca: som agudo e metálico indica que o fruto está imaturo.


Deve-se ter o cuidado para a correta identificação do ponto de colheita da melancia, pois, se for colhida antes de completar o amadurecimento na planta, não haverá o desenvolvimento do sabor característico do fruto maduro.

Os frutos devem ser levados do campo até o galpão de embalagem em recipientes adequados e em meio de transporte compatível com cada perfil de produtor, podendo ser trator com carreta agrícola, carrinho de mão convencional ou com a caçamba adaptada para transportar uma maior quantidade de frutos.

Produtores que necessitam esperar o caminhão para levar os frutos para a comercialização, devem acondicioná-los sobre palhas, formando pequenas pilhas no campo, que devem ser conduzidas para comercialização no mesmo dia da colheita.

É importante que as melancias sejam acondicionadas, o mais rápido possível, em local com sombra, seco e ventilado.

Durante a colheita e o transporte, os frutos devem ser manuseados com cuidado a fim de evitar qualquer tipo de ferimento, que pode comprometer a aparência, a firmeza, o sabor e a vida útil da melancia. Os danos físicos depreciam severamente a qualidade dos frutos causando podridões.


Pós-colheita


O risco de perdas pós-colheita é alto e estas podem ser provocadas por danos físicos, utilização de embalagem inadequada, transporte e comercialização a granel, as más condições das estradas, a não utilização da refrigeração, toque excessivo por partes dos consumidores e exposição inadequada do produto.

Os cuidados na pós-colheita devem ser tais que permitam preservar a qualidade dos frutos por maior tempo. Com esta finalidade, as diferentes operações pós-colheita, como seleção dos frutos, classificação e armazenamento, devem seguir as recomendações específicas para a melancia.


Seleção dos frutos: deve ser considerado formato típico da cultivar, uniformidade de coloração da casca, tamanho e ocorrência de defeitos — cicatrizes, contusões, ranhuras, entre outros —, que não comprometam a aparência dos frutos.

Classificação dos frutos: normalmente, os frutos são classificados, com base na sua massa média em grandes (maior que 9 kg) , médios (de 6 kg a 9 kg) e pequenos (abaixo de 6 kg), embora não exista uma classificação oficial que atenda às diferentes cultivares e mercados.


Acondicionamento: devem ser acondicionadas de modo a ficarem convenientemente protegidas. Em geral, podem ser apresentadas em embalagens, incluindo as caixas com capacidade de suportar o peso dos frutos, no entanto normalmente, é feito a granel — empilhamento dos frutos na carroceria do transporte.


Armazenamento: local à sombra, seco e ventilado, os frutos podem ser armazenados por um período de 2 a 3 semanas, dependendo do ponto de maturação, dos cuidados tomados na colheita, da temperatura e da umidade. As melancias são muito sensíveis a danos pelo frio, temperatura mínima de segurança é de cerca de 5 ºC, mas durante curtos períodos de tempo. Para o armazenamento prolongado, a melancia deve ser armazenada à temperatura mínima de 10 ºC. A umidade relativa recomendada é de 90%. A melancia tem alta sensibilidade ao etileno, por isso, não pode ser armazenada em conjunto com outros frutos que produzam níveis moderados ou altos de etileno, o que lhe causaria desintegração da polpa, como consequência da aceleração da senescência ou envelhecimento.


O sucesso para a produção depende de inúmeros fatores, nós da ECAPE podemos te ajudar a monitorar tais fatores e obter êxito em sua produção.


Fonte:

https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Melancia/SistemaProducaoMelancia/colheita.htm#:~:text=Colheita%20e%20p%C3%B3s%2Dcolheita&text=A%20melancia%20atinge%20o%20ponto,75%20dias%20ap%C3%B3s%20o%20plantio.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo