• ECAPE

Manutenção em Máquinas Agrícolas: Sinônimo de economia, eficiência e segurança


A manutenção das máquinas agrícolas tem por finalidade conservar ou restaurar determinada característica ou toda a máquina, a fim de que as condições de uso sejam preservadas, sendo indispensável para o bom funcionamento. Com o propósito de assegurar a maior eficiência da mesma e também ser uma forma de prevenção contra acidentes, já que em casos de desgastes sem manutenção, pode ser prejudicado a segurança e saúde dos operadores.

A manutenção das máquinas pode ser classificada com diferentes propósitos, sendo a manutenção preventiva, de forma periódica, a que traz economia ao agricultor, já que visa reduzir ou evitar falhas, quebra ou perda de desempenho, protegendo-as, de forma periódica, como por exemplo a lubrificação de máquinas e elementos mancais. Outra forma periódica é a manutenção preditiva, a qual possibilita o planejamento das operações, fazendo o uso do histórico da máquina para avaliar quando uma peça pode apresentar defeito, evitando surpresas indesejáveis durante a operação.

No caso da manutenção corretiva seu objetivo é destinado a correção de falhas ou reparos, depois de algum componente apresentar menor desempenho ou quando não é possível planejar o seu reparo. Devendo acontecer apenas quando as outras manutenções falharem, como por exemplo o reparo de mangueiras hidráulicas que apresentem fissuras por má utilização, podendo prejudicar toda a operação, devendo ser garantido a maior atenção, eficiência e cuidado em seus reparos.

Essa prática é de extrema importância e assegura resultados promissores com relação à eficiência, segurança e economia no uso das máquinas agrícolas. Levando isso em consideração, a ECAPE Jr. está pronta para te ajudar, se você tem dúvidas sobre os processos de manutenção venha conversar conosco, entre em contato conosco pelas nossas redes sociais, e-mail ou telefone e vamos trabalhar juntos!



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo