• ECAPE

Manejos de pastagem - entrada e saída.

Hoje nós da ECAPE, queremos falar um pouco sobre o manejo adequado de entrada e saída, de suas pastagens, para início de conversa a escolha de uma cultivar, é imprescindível para o sucesso da sua atividade, para tal deve ser levado em consideração, a fertilidade da área escolhida, bem como, a exigência da cultivar, que em consequência nos leva a pensar no quão produtiva a planta é, tudo precisa estar alinhado para que a forrageira possa expressar o seu máximo potencial.

.

Posterior, a escolha de uma cultivar que se adapte adequadamente ao seu sistema, e que ela tenha sido plantada da melhor forma possível, levando em conta a forma do seu crescimento e/ou tipo de semente. Muito importante para o seu sucesso é definir a forma em que a área será pastejada, se de forma contínua ou rotacionada, assim, visando a melhor utilização desta. É imprescindível que antes da entrada dos animais as forrageiras estejam bem estabelecidas na área, de forma a simular um bocado e só sair a parte superior da planta, pois, a forragem que perde suas raízes não terá como voltar a ser pastejada, e não é isso que queremos.

.

O princípio básico de um bom manejo, é tentar levar de forma equilibrada, a taxa de acúmulo da forragem com a carga animal disposta na área, de forma que os animais sempre tenham o que comer em quantidade e qualidade adequada para a mantença, produção de peso ou leite.

.

Em algumas forragens existem trabalhos indicando as alturas ideais de pastejo, mas, o ideal seria estimar a massa de forragem disposta na área bem como, a taxa de acúmulo que ocorreu na propriedade.

.

A ECAPE realiza projetos, que vão desde a escolha da semente, até o momento ideal para retirada dos animais, entre em contato conosco podemos ajudar.



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo