• ECAPE

MANEJO DE INVERNO NA CULTURA DO PÊSSEGO

No período de inverno, o pessegueiro precisa de uma série de tratamentos para produzir frutos de qualidade. Os tratos mais comuns são: adubação, podas, manejos fitossanitários e manejo da cobertura vegetal (este, embora seja pouco utilizado pelos produtores, é um diferencial muito importante na produção).

.

A adubação, para ser certeira, deve ser feita após a realização de uma amostragem de solos, e tem o objetivo de suprir a quantidade de nutrientes extraídos pela última colheita.

.

A poda de inverno, têm o objetivo de manter uma boa aeração e iluminação no centro da árvore, isso auxilia também no controle fitossanitário, dado que a maioria das doenças fúngicas ocorrem no inverno, quando o pessegueiro passa muito tempo molhado.

.

Logo após a poda, normalmente pode ser aplicado tratamentos preventivos, como caldas - a calda bordalesa e a são as mais comuns - que protegem a planta dos cortes feitos pela prática da poda ou para servir de barreira contra patógenos.

.

A cobertura vegetal, mostra-se ainda mais importante em anos chuvosos como este ano, ela protege o solo contra a erosão, aumenta e mantém a matéria orgânica, realiza a reciclagem de nutrientes e melhora a estrutura do solo com suas raízes, além de ser um habitat para inimigos naturais de pragas que atuam no pessegueiro.


Fonte: Emater-RS/Ascar e Embrapa


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo