• ECAPE

Junho chegou e com ele a época ideal para a colheita da bergamota!


Chegou junho e com ele a época ideal para a colheita da bergamota, como é chamada aqui na região sul, em outras regiões do país, também é conhecida como mexerica, mimosa ou tangerina. Você tem dúvidas de como colher corretamente essa fruta?

Hoje a Ecape Jr. vai falar um pouquinho sobre esse assunto.

Muito consumida em épocas frias, a bergamota é a queridinha dos gaúchos, mas para que hajam poucas perdas dos frutos, é necessário uma colheita correta. Podemos realizar de duas (02) maneiras: por torção do pedúnculo e arranquio ou por meio de tesouras e alicates.

  • Torção do pedúnculo e arranquio: esta prática consiste na torção da parte superior da fruta (pedúnculo) e após realiza-se o arranque da fruta. Este é o método mais rápido e prático de colher, porém, promove maiores danos ao fruto, favorecendo a incidência de patógenos e a perda de água;

  • Tesouras ou Alicates: este método é o mais indicado e também o mais delicado, a colheita é feita em duas (02) etapas, primeiramente realiza-se um corte para retirar o fruto do galho e posteriormente corta-se o pedúnculo rente ao cálice.

Os cuidados com a colheita caso você seja um produtor de Citros, é de extrema importância para a qualidade do seu produto, recomenda-se não realizar a colheita dos frutos nas primeiras horas da manhã, quando ainda estão túrgidos, com orvalho ou ainda molhados por conta de dias chuvosos. Frutos com cortes devem ser descartados ainda no pomar. Também é proibida a mistura dos frutos do chão com os colhidos da planta, assim, sendo obrigatório que o fruto colhido não tenha contato com solo e nem exposição direta com intempéries, principalmente com sol e chuva.

Você gostou do conteúdo e tem interesse em implantar a bergamoteira no seu pomar? Entre em contato que nós da Ecape Jr. Consultoria Agropecuária podemos te ajudar!

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo