• ECAPE

Irrigação por sulcos


O Rio Grande do Sul tem como característica estações do ano bem definidas, com inverno rigoroso e verão quente. Na agricultura, com frequência produtores enfrentam dificuldades de cultivo ocasionada por estiagens, que causam grandes reduções de produtividade. Considerando as previsões climáticas que prognosticam ocorrência de La Nina até 2023, fenômeno que tem por característica reduzir as chuvas no RS, o uso de tecnologias de produção como a irrigação por sulcos, se torna uma ótima opção para o produtor produzir com segurança, principalmente nas terras baixas.

O uso do sistema de irrigação por sulcos nos cultivos de sequeiro vem ganhando força nos últimos tempos, a introdução de soja e milho em áreas que antes só era cultivado arroz, é uma alternativa muito rentável e benéfica para o sistema, uma vez que possibilita a rotação de culturas e consequentemente benefícios como aumento da fertilidade e manejo de controle de plantas daninhas.

Trazendo alguns resultados obtidos em lavouras conduzidas em sistema sulco-camalhão, implementadas pelo Projeto Sulco na safra de 2019/2020, em um ano com seca extremamente rigorosa e produtividade reduzida no estado, as áreas de soja que foram irrigadas produziram em média 20 sacas por hectare a mais das áreas não irrigadas, na mesma propriedade (CAMPOS et al., 2021). Com esse resultado, podemos ter uma noção do impacto que essa tecnologia pode trazer ao produtor, principalmente se considerarmos os custos atuais de produção.

A irrigação vai cada vez mais se expandir nos próximos anos, pois garante aumento de produtividade e estabilidade de produção. Cada propriedade apresenta suas características, e também de acordo com a cultura, definimos o melhor sistema de irrigação.

Quer saber mais sobre irrigação por sulcos ou outros sistemas de irrigação? Chama a gente e vamos conversar! Referências Bibliográficas:

CAMPOS, A.S.; CENTENO, A.; ANDRES, A.; PARFITT, J. M. B.; ARAÚJO, L. B. M.; BUENO, M. V.; PINTO, M. A. B.; MARTINS, M.B.; VEBER, P.M.; SCIVITTARO, W. B. Utilização da Tecnologia Sulco-camalhão na Produção de Soja e Milho em Terras Baixas do Rio Grande do Sul: Embrapa Clima Temperado, 2021. 32 p. (Embrapa Clima Temperado. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 506). Acessado em:29 set. 2022. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1136688/1/Documentos-506-1.pdf


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo