• ECAPE

Grande aliado dos pecuaristas: Índices Zootécnicos


Os índices zootécnicos abrangem os parâmetros produtivos, quantitativos e qualitativos do rebanho, e nada mais são do que a coleta de dados do rebanho com o propósito de entender a situação atual do rebanho e abrir a possibilidade para delinear os próximos passos dentro da propriedade de forma assertiva e com o melhor custo/benefício possível, levando assim o produtor a ter um controle estratégico do seu rebanho.

É importante ressaltar que quando falamos de índices zootécnicos é necessário adotar algumas medidas administrativas dentro da propriedade, isto porque estes índices são variáveis de acordo com as características do rebanho, e são dependentes de vários fatores e taxas que serão abordados a seguir.

Taxa de Natalidade

Este índice permite mensurar a nossa eficiência quanto a geração de novos bezerros em nossa propriedade. Ele é calculado a partir da fórmula abaixo:


Taxa de Prenhez

Através do cálculo da taxa de prenhez saberemos a porcentagem de fêmeas inseminadas ou cobertas que ficaram prenhas. O cálculo é baseado através da fórmula:


Taxa de mortalidade de bezerros

Através desse índice iremos identificar a taxa de bezerros nascidos e que não chegaram até o desmame. Obtemos através da fórmula:


Ganho médio diário (GMD)

O GMD expressa o quanto de peso (kg) o animal está ganhando por dia. Ressaltando que quanto maior o GMD mais rápido o animal alcançará o peso ideal de abate. Obteremos o ganho médio diário através da equação:


Taxa de Descarte

Esse índice nos mostra a quantidade de fêmeas do rebanho que são substituídas, por morte ou descarte, em relação ao total de vacas na propriedade.



A rentabilidade e aumento da produção estão equivalentemente relacionados aos índices obtidos e avaliados durante a produção. Desta forma, técnicos e produtores devem atentar-se aos resultados para criarem estratégias que proporcionem tomadas de decisões mais assertivas, visando a redução de gargalos.

A utilização dos índices para quantificar os dados de produção tem sido uma prática constante. Desta forma, são imprescindíveis para o gerenciamento da propriedade, tornando-se o primeiro passo para a evolução dos rebanhos, tal qual como o entendimento dessa quantificação. Ou seja, um índice torna-se dependente do outro, entretanto, todos os índices são dependentes do bom gerenciamento e compreensão prática da representatividade desses números e planilhas.

Para o sucesso desta prática ser promovido é importante o alinhamento entre o campo e o processamento dos dados, minimizando e identificando obstáculos, na proporção que amplia a produtividade. Para isso, a ECAPE Jr. indica serviços e oferece o acompanhamento da sua propriedade, criando um gerenciamento exclusivo para cada realidade de produtores rurais.

Referências:

Índices zootécnicos: veja o que é preciso avaliar na bovinocultura de corte

Índices zootécnicos aplicados na caprinocultura e ovinocultura - Jornal Dia de Campo

Índices Zootécnicos: O que são e como podem nos ajudar?

Índices zootécnicos e a uma bovinocultura de alta performance

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo