• ECAPE

Estratégias para driblar o efeito "boi-sanfona" no inverno

Atualizado: 29 de jun.




Muito utilizado pela pecuária de corte sulista, o Campo Nativo se mostra ineficaz no período de inverno, e para evitar perdas nessa fase, os pecuaristas precisam se preparar! Acompanhe essa publicação e fique por dentro de algumas estratégias que podem ser utilizadas na tua propriedade.

No período mais frio do ano, a nutrição de bovinos de corte enfrenta uma fase bastante crítica, onde as pastagens perenes, dentre elas o Campo Nativo, estão em menor quantidade e qualidade, sendo que estas são a maior parcela da dieta dessa espécie. Se nada for feito para este período, o rebanho irá perder peso, acarretando em perda da produtividade, o chamado "boi-sanfona'' que engorda no verão e emagrece no inverno, e não é isso que queremos, não é mesmo?!

Hoje possuímos efetivas ferramentas para evitar e não admitir esse tipo de problema em uma propriedade lucrativa. Neste sentido, o planejamento, a Integração Lavoura Pecuária (ILP) e a Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) e o uso de aditivos são excelentes estratégias para que o pecuarista enfrente este período sem maiores problemas.

Para evitar as perdas na pecuária de corte, é indispensável um planejamento forrageiro e nutricional, por exemplo, com suplementação, para que a dieta atenda as necessidades do rebanho durante esse período. Um bom planejamento nunca é demais, garante a oferta da dieta mais efetiva e assertiva.

Em propriedades onde há possibilidade, a Integração Lavoura Pecuária (ILP), pode se tornar boa estratégia para se preparar para o inverno, ajudando o pecuarista a enfrentar o período de escassez, garantindo a produtividade da terra durante o ano todo através da reforma de pastagens degradadas e melhorias nas condições físicas e biológicas do solo, quando se mantém a sinergia entre pecuarista e agricultor, visando lucratividade para ambos.

Além das duas principais estratégias citadas, também podemos apontar outras não menos importantes e que auxiliam na baixa das temperaturas: O melhoramento do Campo Nativo, com a introdução de espécies que permitem uma boa produção e qualidade durante esse período, uma opção com ótimo custo/benefício, e também a suplementação da nutrição, preferível utilização de aditivos melhoradores de desempenho para elevação na conversão alimentar de forragens com menor qualidade, é outra boa alternativa para as mudanças climáticas.

Sendo especialista nessas questões, a Ecape Jr pode trabalhar juntamente contigo em todas as estratégias citadas acima, evitando os casos de “boi-sanfona” e aumentando a lucratividade da sua propriedade. Entre em contato conosco, é gratuito!



Referências:

COMO MELHORAR a nutrição de bovinos de corte no inverno?. Agrishow Digital: Redação Agrishow, 3 ago. 2020. Disponível em: https://digital.agrishow.com.br/pecuaria/como-melhorar-nutricao-de-bovinos-de-corte-no-inverno. Acesso em: 26 maio 2022.

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo