• ECAPE

Entressafra: época de organizar sua casa


A entressafra compreende o período entre o fim da colheita e o início da próxima colheita. Época em que o produtor apresenta menos atividades, mesmo não devendo cessar-las, já que podemos utilizar este período de forma produtiva para organizarmos nossas contas e nos prepararmos para as próximas safras. Desenvolver um planejamento, elencando as principais atividades que serão feitas, auxilia no sucesso do produtor rural. Dentre as atividades, destacamos o melhor aproveitamento do manejo, com o uso de culturas no inverno e a análise de germinação e vigor das sementes a serem utilizadas.

O aproveitamento das áreas durante o ano todo é um grande aliado do produtor, utilizar as áreas que almejam boas produções no verão com o uso de culturas no inverno gera a possibilidade de garantir uma renda extra, favorável ao investimento para as próximas safras. Além de possibilitar a utilização de outros tipos de produção, como a pecuária, um sistema seguro e eficaz, que além de ser um grande aliado econômico, protege o solo com cobertura vegetal, diminuindo a incidência de plantas daninhas e a ocorrência de erosões.

Além disso, no cenário atual, com a alta dos insumos e fertilizantes agrícolas, é de grande importância o produtor trabalhar com produtos de boa qualidade, principalmente quando se trata de semente. Não é vantajoso realizar a aplicação de calcário e uma adubação correta se a semente não corresponde. Para ter um bom desempenho elas precisam atender os atributos de qualidade fisiológica, genética, sanitária e física, por exemplo, uma semente de soja com maior vigor consegue enfrentar melhor as condições adversas de plantio que possam vir a ocorrer e não tendem a gerar plantas fracas e com poucas vagens.

Aproveitando o período de entressafra e pensando no aproveitamento total dos investimentos a serem feitos na lavoura, é de grande valia que o produtor planeje seus passos. Realizando o teste de germinação e vigor das sementes que será utilizado na implementação do próximo cultivo, visando evitar problemas como falhas na emergência e desuniformidade no plantio. Pensando nisso, a ECAPE Jr. oferece serviços que auxiliam nas tomadas de decisões e planejamento, combatendo os principais gargalos e garantindo uma produção de qualidade, através de serviços como análise do custo-benefício de sementes e análise de mercado.

Ficou interessado? Nos chame pelas redes sociais, email ou telefone!



Referências:


BAPTISTELLA, João Leonardo Corte. Como utilizar a entressafra de maneira produtiva em sua fazenda. Aegro, [s. l.], 29 abr. 2019.


SOLUM LABORATÓRIO (Brasil). A qualidade das sementes reflete na produtividade da lavoura. Solum laboratório, [s. l.], 2019.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo