• ECAPE

Eficiência no uso da água: com um bom planejamento todo mundo ganha


Trata-se da hortaliça folhosa de maior importância econômica no Brasil e no mundo, encontrando-se diariamente no prato de milhares de pessoas. Produzida especialmente em propriedades pequenas, seu cultivo é de grande relevância na agricultura familiar.

Grande parte dessa hortaliça é água, cerca de 96%. Além disso, proteínas, vitaminas, sais minerais e gorduras também somam na composição dessa planta. Acredita-se, também, que a alface tem poder sedativo leve.

As folhas da alface podem ter diferentes aspectos, o que varia de cultivar para cultivar, sendo lisas, recortada, crespa, verdes ou roxas, com cabeça ou sem cabeça, etc.

Diversas práticas de manejo são importantes para que o produtor obtenha uma satisfatória colheita e sucesso na comercialização. Dentre elas, a irrigação é um dos principais pilares para a produção dessa hortaliça.

A prática da irrigação é indispensável no cultivo da alface, uma vez que a perda de água pelas folhas é grande em horas do dia com elevada radiação. Esse fenômeno pode ser explicado pela regulação estomática frágil dessas plantas: estômatos respondem vagarosamente aos estímulos ambientais para abrir ou fechar. Assim, a alface passa rapidamente de um ponto de murcha temporária para o de murcha permanente, havendo a desidratação e queima das folhas, as inviabilizando para a comercialização.

O sistema de irrigação mais recomendado é o de aspersão, assim o suprimento de água é abundante ao sistema radicular, que é bastante superficial, e molha as folhas, o que reduz a temperatura e aumenta a umidade ao redor das plantas, o que reduz a demanda da atmosfera local por água, por consequência reduz a transpiração. Outros sistemas também podem ser utilizados, tais como gotejamento ou microaspersão.

Nós, da ECAPE, dimensionamos o sistema de irrigação de acordo com a demanda de cada propriedade. Além disso, se já possui o sistema, mas observa alguma anomalia que possa ser decorrente da ineficiência do uso deste, podemos também te ajudar. Entre em contato e vamos conversar!

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo