• ECAPE

Cultivo de Couve-Flor no Quintal de Casa


Você já pensou em cultivar couve-flor no quintal de sua casa? Se sim, esse conteúdo foi feito para ti, e se ainda não pensou, acredito que ideias vão surgir após essa leitura. A couve-flor é uma hortaliça versátil que pode ser saboreada em sopas, ensopados, empanados, cozida no vapor, na salada ou até ao natural. No entanto, ela é uma planta temperamental, que requer cuidados e manutenção especiais para se tornar um produto delicioso. Por esses e outros motivos, nada melhor que cultivá-la no próprio quintal, assim, pode ser cuidada com mais atenção e dedicação. Então, confira aqui algumas dicas para produzir couve-flor em casa.

Um cuidado que se deve ter é, nos furos que esse vaso deve conter, já que a couve-flor apodrece rapidamente em solos encharcados. O solo a se utilizar para essa cultura são aqueles de uma mistura leve e solta, que retenha umidade e nutrientes, mas com uma drenagem ótima. Dica: nunca use solo de jardim, que rapidamente pode ocorrer a compactação, impedindo que o ar alcance as raízes. Se tratando do modo mais fácil de cultivo, é na compra de mudas, cuidando sempre a saúde dessa muda. A seguir, alguns cuidados para manter uma produção saudável:

  1. Coloque o vaso onde a planta possa receber pelo menos seis horas de sol por dia;

  2. Regue a planta até que a água escorra pelo furo de drenagem; Cuidado: não regue se a mistura ainda estiver úmida, pois pode causar apodrecimento.

  3. Use fertilizantes balanceado e solúvel em água mensalmente;

  4. Talvez a sua planta precise da sua ajuda para garantir que os vegetais estejam macios e branquinhos, mas como perceber isso?

Algumas variedades são “auto-escaldantes”, significando que as folhas se enrolam naturalmente sobre a cabeça em desenvolvimento. Dica: observar as plantas quando as cabeças apresentarem cerca de 5cm de diâmetro - se as folhas não estiverem apresentando essa proteção, você deve puxar as folhas grandes de fora para cima ao redor da cabeça, em seguida prender com um barbante ou até mesmo com um prendedor.

Falando um pouco mais do cultivo em espaços mais abrangentes, como por exemplo, diretamente no solo, a produção e a forma de cuidados não mudam muito. A couve-flor se desenvolve bem em solo pesado e argiloso, porém profundo e bem drenado, não tolerando solos ácidos. Sua irrigação deve ser com frequência, mantendo o solo sempre úmido, mas nunca encharcado, como já citado. Lembrando que a couve-flor é uma hortaliça muito sensível à falta de água. É uma cultura exigente em nitrogênio, potássio, cálcio e sódio. O seu espaçamento varia de acordo com o tamanho da cabeça, mas o mais utilizado pelos agricultores é o de 1 metro entre linhas, e 0,50 metros entre plantas. A colheita deve ser realizada quando a cabeça atingir seu desenvolvimento máximo, por volta de 1 a 2 quilos de peso, e os botões florais estiverem ainda unidos firmemente. Normalmente a maior parte das cultivares estão prontas para a colheita entre 60 a 120 dias. Dica da vez: Nos plantios de verão, as cabeças devem ser protegidas do sol.

Por fim, a pergunta que fica é, o que falta para você cultivar couve-flor? Pois além de ter essa disponibilidade de espaço, ela é um alimento de alto valor nutricional, apresentando riqueza em cálcio, fósforo, ácido fólico e vitamina C; livre de gorduras e colesterol, com baixo teor de sódio e calorias. E no quesito financeiro, é uma planta que apresenta custo baixo, fora que o seu cultivo é fácil.

Para dúvidas e curiosidades, entre em contato conosco. Nós da ECAPE podemos te ajudar nessa trajetória e experiência, realizando muitos projetos como, manejo de solos, implantação de hortas, entre outros.



Referências:

COMO PLANTAR couve-flor. [S. l.], 23 set. 2021. Disponível em: https://blog.plantei.com.br/como-plantar-couve-flor/#:~:text=A%20couve%2Dflor%20aprecia%20solo,apresenta%20manchas%20parecidas%20com%20queimaduras. Acesso em: 27 jul. 2022


COMO CULTIVAR de forma fácil a couve-flor em casa – Cultivo de couve-flor no quintal. In: Como cultivar de forma fácil a couve-flor em casa – Cultivo de couve-flor no quintal. [S. l.], 17 fev. 2021. Disponível em: https://wikifarmer.com/pt-br/como-cultivar-de-forma-facil-a-couve-flor-em-casa-cultivo-de-couve-flor-no-quintal/. Acesso em: 27 jul. 2022.


COMO PLANTAR Couve-Flor em Casa – Passo a Passo e Cuidados. [S. l.], 25 mar. 2020. Disponível em: https://www.mundoboaforma.com.br/como-plantar-couve-flor-em-casa-passo-a-passo-e-cuidados/. Acesso em: 27 jul. 2022.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo