• ECAPE

Cultivo de condimentos em pequenos espaços - Continuação

No cultivo de plantas condimentares, deve-se observar a influência que os fatores climáticos têm sobre o seu desenvolvimento, podendo variar com a espécie estudada, tendo em vista que a produção dos princípios ativos pode aumentar ou diminuir. Os principais fatores relacionados ao clima são: temperatura, luz, umidade, altitude e latitude.


• Temperatura – o aumento da temperatura faz aumentar também a velocidade de crescimento da planta. Cada planta possui uma temperatura ótima de crescimento (em torno de 25ºC para as plantas tropicais), ou seja, uma faixa de temperatura que fará com que a planta se desenvolva no tempo certo, sem perda na produção. As espécies que toleram grande variação de temperatura são: o açafrão, a cebolinha, a hortelã, o orégano, a salsa; espécies que sofrem em clima mais frio são: o coentro, o manjericão, o louro, o funcho, a segurelha, a manjerona, o gengibre e o alecrim; espécies que produzem menos em clima mais quente: a segurelha, o funcho, o alho, o alecrim, a sálvia, o tomilho e o louro.

• Luz – desempenha papel fundamental na vida das plantas, influenciando na fotossíntese, no crescimento, no desenvolvimento e na forma das plantas. A capacidade de germinação das sementes também pode estar associada à iluminação, dependendo da espécie a ser cultivada. Algumas necessitam de luz para brotar; outras, porém, não necessitam tanto da luz para germinarem. Em muitas variedades, o fotoperíodo é responsável pela germinação das sementes, pelo desenvolvimento das espécies e pela formação de flores e bulbos.

• Umidade – a água é um elemento essencial para a vida e para o metabolismo das plantas. Assim, a irrigação deve estar de acordo com a tolerância de cada espécie. A deficiência de água no solo (estresse hídrico) pode aumentar ou diminuir os princípios ativos de acordo com a cultivar estudada.

• Altitude – à medida que aumenta a altitude, a temperatura diminui 1ºC a cada 100 metros e a insolação aumenta, interferindo no desenvolvimento das plantas e na produção de princípios ativos.

• Latitude – teoricamente, plantas cultivadas em latitudes equivalentes (Norte e Sul) têm o mesmo desenvolvimento, época de floração e teor de princípios ativos.


Além disso, a horta exige cuidados com a preparação da terra, boa manutenção (adubação, podas) e seleção adequada das cultivares, que são importantíssimos para o bom resultado na colheita. A seleção das culturas é uma etapa muito importante. Opte por hortaliças com raízes curtas, como, por exemplo, alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão, couve-flor, ou até mesmo frutas de pequeno porte. Morango e tomate-cereja também são bons exemplos.


As plantas condimentares, como qualquer outra cultura, dependem de suprimento adequado de nutrientes para boas produtividades. Nesse sentido, a adubação orgânica é fonte de nutrientes para as plantas que, além de permitir suprimento adequado, contribui para a melhoria das qualidades físicas, químicas e biológicas do solo. Adubos orgânicos podem ser produzidos em pequenos espaços, utilizando o método de composteiras, reutilizando os resíduos orgânicos descartados da própria cozinha da família.

Independente da cultivar escolhida, cada uma delas exige uma determinada condição climática para o seu melhor desenvolvimento. Assim sendo, é importante levar em consideração a região, a época e o tipo de plantio (mudas ou sementes), a adaptação das espécies ou cultivares, os materiais utilizados para o plantio, o preparo do solo, o espaçamento das plantas, bem como os cuidados que devem ser tomados, principalmente em relação a pragas e doenças.


E tu leitor, está querendo implantar hortas em pequenos espaços? Já pensou em produzir seu próprio adubo orgânico e utilizar em sua horta? Nós da ECAPE podemos te ajudar! Entre em contato conosco.


Referências:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/abastecimento/noticias/?p=312400


https://archtrends.com/blog/jardim-de-temperos/


https://blog.plantei.com.br/hortas-em-apartamentos-10-ervas-condimentos-e-temperos-para-cultivar/


https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/927690/horta-em-pequenos-espacos


http://estaticog1.globo.com/2018/06/29/plantascondimentares.pdf






4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo