• ECAPE

Cultivo de condimentos em pequenos espaços


As plantas condimentares, também chamadas de “especiarias” ou “temperos”, tiveram grande influência na história mundial, sendo alvo da atenção de muitos povos, com importante papel inclusive nos grandes descobrimentos dos séculos XV e XVI. Presente na cultura popular de quase todos os povos, a grande aceitação das ervas condimentares no mundo se deve ao gosto requintado e aroma diferenciado, embelezando os pratos e tornando-os apetitosos e nutritivos, além de propriedades terapêuticas.

O ritmo de vida acelerado das cidades, principalmente metrópoles, caracterizado por trânsito intenso, carga de trabalho extenuante e pouco tempo disponível para o lazer faz com que a sociedade urbana contemporânea dedique um tempo reduzido para os cuidados necessários com a alimentação e a saúde. O crescente interesse das pessoas em consumir alimentos frescos e saudáveis tem estimulado o cultivo de hortas no ambiente doméstico, tornando-se uma boa opção para quem está interessado em produzir condimentos para consumo próprio.


A implantação de hortas em pequenos espaços, é uma alternativa para pessoas que não possuem em suas casas ou apartamentos espaço suficiente para o preparo de uma horta tradicional em canteiros. Com isso, é possível aproveitar espaços vazios de corredores, varandas, sacadas e quintais para produzir alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, para o consumo familiar. A escolha do canteiro/vaso dependerá do espaço escolhido. Os recipientes a serem utilizados podem ser garrafas pets, canos de PVC, baldes, latas, caixas de madeira, tambor de latão ou plástico, telhas; enfim, o que estiver disponível em sua residência.

Este cultivo de hortas em pequenos espaços, voltado para o público urbano, é uma iniciativa que tem como objetivo a transferência de tecnologia de produção de hortaliças em pequenas áreas, além de propiciar maior contato com a natureza, criando a possibilidade de uma maior interação com as plantas, atividade que pode funcionar como coadjuvante na prevenção do stress cotidiano.


Com o auxílio da ECAPE, você leitor entenderá que é possível produzir condimentos de qualidade em sua casa ou apartamento, alimentando-se melhor e com muito mais prazer.

E tu leitor, está querendo implantar hortas em pequenos espaços? Já pensou em produzir seu próprio adubo orgânico e utilizar em sua horta? Nós da ECAPE podemos te ajudar! Entre em contato conosco ou acesse nosso blog.



Referências:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/abastecimento/noticias/?p=312400


https://archtrends.com/blog/jardim-de-temperos/


https://blog.plantei.com.br/hortas-em-apartamentos-10-ervas-condimentos-e-temperos-para-cultivar/


https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/927690/horta-em-pequenos-espacos


http://estaticog1.globo.com/2018/06/29/plantascondimentares.pdf



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo