• ECAPE

Colheita - fator de sucesso na cultura do citrus


A colheita é realizada quando os frutos tendem a ser mais doces e menos ácidos. A laranjeira, e outras variedades de citrus, começam a produzir geralmente no terceiro ano, se forem atendidas as condições ideais de clima e solo. A produção de frutos aumenta até o décimo ano, quando as árvores são consideradas adultas, produz bem até os 20 anos. A safra é anual e dura, para cada variedade, entre dois e quatro meses.

Perdas durante colheita e pós representam aproximadamente 15% da produção, podendo chegar até 80% em casos mais graves, assim é importante se atentar a determinados cuidados para minimizar ao máximo tais perdas, para lhe ajudar preparamos uma lista com cuidados que devem ser tomados durante a colheita:


  • Evitar a retirada de frutos com varas ou gancho, que depreciam o produto e levam à queda de flores e frutos novos;

  • Efetuar a colheita de cada fruto com tesoura ou alicate de colheita e com o auxílio de escadas, é importante realizar a higienização da tesoura ou alicate para evitar que ocorra contaminação entre as plantas;

  • Não colher frutos molhados ou orvalhados, o que favorecerá o aparecimento de manchas, doenças e podridões;

  • Evitar a derrubada das frutas diretamente no chão, pois, podem ocorrer pequenas lesões e ferimentos provocados pelo contato com grãos de terra ou areia. Mesmo quando microscópicos, esses ferimentos podem facilitar a entrada de fungos e bactérias que causarão o apodrecimento precoce do fruto;

  • Só devem ser colhidas as frutas maduras. As que estão verdes devem ser colhidas, posteriormente, nos repasses;

  • Não expor as frutas colhidas diretamente ao sol, o que promove a queima e a alteração do sabor;

  • Fazer a colheita com tempo bom e ausência de umidade, pois as frutas úmidas ficam suscetíveis ao aparecimento de doenças e distúrbios fisiológicos.

Deve-se tomar cuidado também com os frutos durante o transporte. O transporte deve ser feito em veículos e equipamentos adequados, limpos e higienizados. Dar preferência a caixas plásticas limpas para evitar contaminação e danos aos frutos por amassamento. Deve-se evitar também o pisoteio da carga e a sobrecarga para evitar contaminações e lesões.


Nós da ECAPE podemos lhe ajudar a garantir a melhor produção e as menores perdas durante os processos de colheita e pós-colheita.




Fontes: CNP, Embrapa e Instituto Agronômico.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo