• ECAPE

Brócolis: Como ter rentabilidade na cultura?


Você já se perguntou qual a receita dos grandes produtores de brócolis? Ou por que uns têm sucesso e outros não? Várias dúvidas como essas podem surgir ao começar a produzir esta cultura, e é de extrema importância estar ciente do que se atentar quando pensamos em rentabilidade, pois o que determina o resultado e a produtividade de uma cultura não é somente a tecnologia ou o poder aquisitivo do produtor, isso até pode influenciar, mas não é um fator decisivo, o que de fato pode definir os resultados, são todos os manejos, tratos culturais e cuidados sanitários realizados.

Primeiramente, devemos salientar quais são as exigências da cultura em questão, neste caso o brócolis (Brassica oleracea var. italica), para então compreender qual manejo mais indicado que devemos adotar para garantir uma boa produção. Assim como diversas outras hortaliças, o brócolis responde muito bem a uma adubação, porém como saber as reais necessidades do meu solo e da planta? Toda planta precisa de macro e micronutrientes para expressar todo seu potencial em doses equilibradas, para isso ela retira do solo esses recursos que só irão estar totalmente disponíveis quando levarmos em consideração o pH do solo, visto que conforme estudos da Embrapa a melhor faixa de pH para o brócolis fica entre 6,5 e 7,0. Nessa faixa do pH, a maioria dos nutrientes do solo estarão em plena disponibilidade para a planta, fator este que impactará positivamente no desenvolvimento da cultura e consequentemente trará a máxima produtividade.

Sequencialmente, precisamos adotar os melhores manejos para a implantação da cultura do brócolis, logo, é fundamental começar pela realização da análise de solo, que irá nos mostrar como o solo está e principalmente o pH dele, pois possuindo essas informações podemos ajustar o solo às exigências nutricionais do brócolis, e economizar os recursos alocados em adubação e correção de pH, evitando desperdícios e elevando a produtividade do sistema.

Expandindo a nossa visão sobre hortas, a base sempre vai ser o solo, isso é um fato, agora podemos pensar em utilizar outras ferramentas para melhorar ainda mais a produtividade, como por exemplo, o uso da fertirrigação e a irrigação, ferramentas usadas pela maioria dos produtores de sucesso.

Depois de sanar essas dúvidas da cultura do brócolis, a pergunta que fica é: como fazer a análise de solo e implementar os sistemas de irrigação na minha horta da maneira mais econômica possível e utilizando os manejos corretos?

Sendo uma Empresa Júnior referência na área, a ECAPE possui vasto conhecimento agropecuário, e conseguimos através de projetos, minimizar ao máximo os custos de implantação de um sistema de produção de hortícolas, levando ao produtor ferramentas e questionamentos que trarão o sucesso que o produtor almeja de sua produção. Entre em contato conosco, é gratuito! Sem dúvidas podemos te ajudar.



Referência bibliográfica:


Cuidados essenciais no cultivo do brócolis | Denutri. Disponível em: <https://www.denutri.com.br/noticia/cuidados-essenciais-no-cultivo-do-brocolis#:~:text=Entretanto%2C%20apresenta%20maior%20adaptabilidade%20quanto>. Acesso em: 30 jun. 2022.


A CULTURA DOS BRÓCOLIS. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/142779/1/PLANTAR-Brocolis-ed-01-2015.pdf>.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo