• ECAPE

Boas práticas no plantio


Em diferentes culturas, vemos a relevância de uma semeadura bem feita, visto que, em sua maioria, as plantas necessitam de grande atenção no período de emergência, fase em que requerem grandes quantidades de recursos hídricos e nutricionais para iniciarem seus respectivos ciclos. Com isso, fornecer as condições ideais é de suma importância para o seu desenvolvimento, necessitando avaliar diferentes fatores, desde escolhas com o preparo do solo, até a eficiência das plantadeiras.

Antes de mais nada, avaliarmos o sistema de cultivo e a tecnologia, bem como os manejos realizados na semeadura é de suma importância para o planejamento das demais etapas. No Brasil, tanto o plantio convencional, quando há o revolvimento do solo, quanto o sistema de plantio direto, são difundidos em larga escala, no entanto, ambos apresentam seus pontos positivos e negativos. Enquanto o sistema convencional tem como vantagem o aumento da atividade dos micro-organismos que fazem a mineralização da matéria orgânica, o plantio direto pode ser trabalhado com uma cobertura sobre o solo, garantindo reduções de danos como erosão, lixiviação e compactação, que podem vir a ser problemas gerados pelo uso contínuo do sistema convencional, já que esse rompe com a camada superficial do solo.


O potencial produtivo de qualquer cultura está estritamente relacionado ao bom estabelecimento das plantas, por isso, há necessidade de seguir recomendações que são determinantes para proporcionar melhores condições, e consequentemente maior produtividade. Tais práticas incluem ações, que vão desde o planejamento do plantio, escolha das cultivares e sementes, manejos durante as operações, como regulagem de sementes, adubo, profundidade de semeadura, dentre inúmeros outros aspectos que devem ser observados.


O planejamento do plantio deve começar a ser feito com antecedência, visando ser assertivo para realizar a semeadura na época ideal, a qual fornecerá as melhores condições para o estabelecimento da cultura. Nessa etapa, é muito importante fazer pesquisas de mercado para a aquisição de insumos com preços mais acessíveis e, se possível, já fazer a compra antecipada. Também, é imprescindível determinar qual cultivar será utilizada, sendo que essa decisão pode ser feita com o auxílio de um profissional da área, que consegue recomendar a melhor alternativa, de acordo com a região, época de plantio e nível tecnológico da propriedade.


Estar atento às condições dos maquinários disponíveis, mostra-se de suma importância para o processo produtivo da cultura desejada. Para as épocas de plantio é recomendado uma inspeção diária das regulagens e componentes das máquinas, dessa forma podendo evidenciar problemas rapidamente e conseguir solucioná-los antes que tornem-se problemas maiores e que demandem mais tempo para a resolução, retirando eficiência de plantio na propriedade. Já no período de entressafra é recomendado que se faça a revisão das semeadoras e demais implementos utilizados na propriedade, verificando a ocorrência de peças desgastadas ou até mesmo danificadas da safra anterior.


Estes cuidados pontuais evitarão futuros problemas e consequências mais graves, como falhas encontradas nas lavouras ou pastagens já estabelecidas pois para conseguirmos um plantio homogêneo, precisamos diagnosticar o problema ainda durante as operações e não somente quando as plantas já estiverem estabelecidas, momento este em que nem os produtores nem os técnicos poderão resolver, causando prejuízos ao sistema.


O momento e a execução de plantio de uma cultivar, seja lavoura ou pastagem, define o potencial produtivo da mesma, sendo crucial que sejam evitadas falhas, estabelecendo um ótimo stand de plantas, estando diretamente relacionado com a produtividade do sistema e colheita do mesmo. Identificou problemas no plantio? Gostaria de saber mais sobre o assunto? Nós da Ecape podemos ajudar você, entre em contato conosco através de qualquer uma das nossas redes sociais.



Referências

https://www.youtube.com/watch?v=1Mt0YOS4b4E

https://blog.belagro.com.br/plantio-convencional-e-plantio-direto/

https://www.pioneersementes.com.br/blog/52/a-importancia-da-regulagem-da-semeadora-na-qualidade-do-plantio-de-milho




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo