• ECAPE

Bergamota e o seu processo de floração


Chegou fevereiro, e com ele a floração da nossa queridinha fruta Citrus bergamia, a famosa Bergamota. A floração é uma das principais etapas para a produção, sendo ela o primeiro passo rumo a uma ótima produção. Então, vem com a ECAPE saber como podemos melhorar os manejos da florada.

Sabemos que não é nenhum mistério a floração ser uma das etapas mais importante da produção, porém muitos pecam com alguns cuidados básicos que podemos gerar nessa época para aumentar a produção. Através disso, a ECAPE vai trazer 3 manejos citados no blog da Aegro para auxiliar nessa época de desenvolvimento da planta.

  1. Irrigação

O estresse hídrico é essencial para a indução do florescimento das plantas cítricas, mas estas mesmas plantas demandam cerca de 900mm a 1.200mm de chuvas por ano, sendo este considerado um fator limitante para a sua produção. Mas sempre se lembra que a demanda hídrica pode variar; muitas vezes nós prendemos muito a quantidade de chuva e nos esquecemos da distribuição delas ao longo do ano. Além dos aspectos ambientais, ela também é alterada pela copa/porta-enxerto usado, características do solo, espaçamento, idade da planta, sanidade, entre outros.


  1. Adubação

O manejo da adubação dos citros é essencial para seu ciclo produtivo. E deve ser realizado sempre com base em análises de solo e folha. A adubação ocorre normalmente nos meses de setembro a março, englobando a pré-florada e o pós-florada. Essa é a época de maior demanda nutricional da planta, onde se concentra o crescimento vegetativo, florescimento e fixação dos frutos.

As técnicas de fertirrigação e adubação foliar estão se destacando como essenciais para a melhora da florada dos citros nos últimos anos.

A fertirrigação, tem como as suas principais vantagens a aplicação localizada e em solo molhado dos fertilizantes, via água de irrigação. O uso dessa técnica exige monitoramento constante para que não aconteça salinização do solo, especialmente na região do bulbo de molhamento.

A adubação foliar na citricultura ganhou espaço devido à crescente produtividade dos pomares cítricos, buscando complementar a nutrição via solo. A técnica busca a manutenção ou correção dos níveis nutricionais das plantas, principalmente no que diz respeito aos micronutrientes. Esse tipo de adubação deve ser realizada nas épocas de fluxos de crescimento, primavera-verão, sempre nas horas mais amenas do dia.


  1. Controle Fitossanitário

A grande quantidade que essas plantas cítricas apresentam de pragas e doenças, interferem bastante em seu desenvolvimento, e durante a florada não é diferente.

As flores cítricas são alvo do fungo Colletotrichum acutatum, causador da chamada podridão-floral ou “estrelinha”. Esse fungo infecta flores e frutos jovens, levando a queda das flores, gerando perda na produção final. As fases R3,R4 e R5 são as mais críticas à infecção do fungo.

O controle deve ser realizado no pré-florestamento com fungicidas, mas atenção, longos períodos de chuva favorecem infecção, então todo cuidado e atenção do produtor, é pouco.


Com base nas informações acima, podemos ver quanto que a florada dos citros pode ser afetada, principalmente se não nos mantermos atentos ao nosso pomar. A ECAPE Jr. pode te ajudar a manter esse controle, e favorecer o seu produto final, oferecendo um plano estratégico para a irrigação do pomar; análises de solo para uma boa adubação; calendário fitotécnico com devidos cuidados a pragas e doenças, e entre outros serviços. Ficou interessado em saber mais sobre a floração da bergamota? Entre com contato com nós!


Fontes:

Texto: https://blog.aegro.com.br/florada-do-citros/

Imagem 1: https://blog.aegro.com.br/florada-do-citros/

Imagem 2: https://universodasflores.wordpress.com/2013/10/08/a-bergamota/

Imagem 3: https://afloraudesc.wordpress.com/bergamota/

Imagem 4: https://paisefilhos.uol.com.br/familia/5-principais-beneficios-da-tangerina-para-a-sua-saude/

Imagem 5: https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/economia/noticia/2020/07/bergamota-teve-reducao-no-tamanho-por-causa-da-seca-mas-safra-esta-vendendo-bem-12533380.html

Imagem 6: https://twitter.com/_orgulhogaucho/status/1005501183186866179






46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo