• ECAPE

Aveia Ucraniana


A aveia ucraniana ou popularmente conhecida como aveia crioula é uma forrageira que vem ganhando destaque no estado do Rio Grande do Sul, isso em razão de apresentar uma ótima resistência e produtividade no inverno. Entre suas utilizações, adapta-se para uso em pastejo, cobertura do solo, silagem e grãos. O principal diferencial das demais cultivares de aveia é a sua capacidade de rebrota, em experimentos realizados ela proporcionou até 08 cortes (Grupo Pozza), sendo assim uma ótima opção para pecuaristas. Além disso, ela apresenta um ótimo valor nutricional e um ciclo de produtividade maior, se destacando das demais aveias no seu potencial de corte e pastoreio. Essa cultivar apresenta várias características que se combinam e a tornam única dentro da espécie, como a rusticidade da aveia preta, o ciclo longo dos azevéns e folhas largas da aveia branca.

O seu desenvolvimento é considerado longo, 180 dias. Nos primeiros 30 dias após a semeadura é lento, porém aos 45 dias já é possível a utilização com a entrada dos animais, se a finalidade for o pastejo. Uma característica da Aveia Ucraniana é sua alta produtividade quando integrada após o cultivo de soja, a qual é uma leguminosa e seus resíduos culturais possuem expressivos teores de nitrogênio na sua composição, fato que potencializa a produtividade dessa forrageira. A profundidade de semeadura varia de 2 a 3 cm com espaçamento de 17 a 30 cm. A densidade de semeadura varia de 60 a 80 kg hectare, em semeaduras a lanço a densidade deve ser aumentada para até 100 kg por hectare. Outro fator importante a ser considerado é a adubação, para que as plantas se desenvolvam com vigor e produzam uma boa massa de forragem é necessário seguir a dosagem recomendada a partir da análise de solo, serviço que a ECAPE Jr. oferece.

A aveia ucraniana é fruto de um processo de melhoramento genético, e ainda está em processo de fiscalização no Brasil, encontrando-se em período de estudos e por isso existem poucos materiais disponíveis no mercado. Entretanto, os materiais disponíveis são uma excelente opção para o produtor utilizar na sua propriedade. Para ter a melhor produtividade desta cultivar, a ECAPE Jr. realiza os serviços de recomendações para semeadura e manejo de pastagens cultivadas, estando presente desde o plantio com o produtor, orientando tanto na produção de sementes, quanto no manejo dos animais para seu melhor aproveitamento.


Referências:

PARÂMETROS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DO LEITE

Aveia Ucraniana Classificada

https://www.uricer.edu.br/site/publicacoes/anais_3_conigti.pdf

http://www.emater.tche.br/site/noticias/detalhe-noticia.php?id=25974#.YjPip3rMLI

Uso de sementes piratas abre a porteira para novas ameaças às lavouras gaúchas - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural


367 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo