• ECAPE

Aumento da Criação de Suínos


Mundialmente conhecida pelo fato de ser a proteína animal mais consumida no mundo, a criação brasileira de suínos ocupa a quarta posição no ranking mundial. Sendo referência tanto na produção quanto na exportação, contando com uma cadeia produtiva organizada onde o foco principal é a qualidade da carne. A suinocultura está tendo um aumento considerável, tornando-se uma ótima opção para criação e exportação. Nesta publicação iremos trazer o porque está aumentando a criação de suínos e também alguns pontos de atenção que o produtor deve ter com seu rebanho.

Por conta da operação carne fraca, a mesma colocou em risco a certificação de diversos estabelecimentos brasileiros, à vista disso comprometendo a transação com alguns países. Em que resultou no fechamento de 77 mercados que eram destinados à carne suína. Todavia, o Brasil pela primeira vez recebeu a autorização para entrar no mercado da Coréia do Sul.

Mesmo com a crise nesse setor, em 2022 o abate de suínos de janeiro a março foi superior à mesma época registrada no ano passado e maior que o último trimestre de 2021. Sendo comparada com as outras carnes, a carne suína foi a que mais cresceu, podendo chegar a 5 milhões de toneladas no fim do ano. Esse aumento na produção de suínos é reflexo da inflação da carne bovina, no qual a procura está alta e consequentemente precisa de uma alta oferta.

Porém para uma boa produção é necessário alguns pontos de atenção e técnicas assertivas, em primeiro lugar é ter uma boa genética em seu rebanho e paralelo a isso ter o seu calendário sanitário em dia, isso garante uma maior imunidade e consequentemente a produção irá crescer mais. Técnicas precisam estar ligadas a práticas assertivas, como exemplo na idade média de desmame que reduz de 42 para 21 dias e a de abate de 180 para 150 dias, essa prática faz com que aumente a velocidade do ciclo produtivo. Além disso, os investimentos em nutrição animal, com rações desenvolvidas especificamente para cada categoria e cada fase produtiva garante e melhora o desempenho do plantel.

Se você tem interesse em começar a criação de suínos ou você suinocultor quer maximizar a sua produção, entre em contato com a ECAPE Jr. que iremos te ajudar!


Referências:


SAÚDE ANIMAL, V. N. Criação de Suínos: conheça as técnicas que grandes produtores têm aplicado. Disponível em: <https://nutricaoesaudeanimal.com.br/criacao-de-suinos/>. Acesso em: 20 jul. 2022.


Carne suína - Portal Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/qualidade-da-carne/carne-suina>. Acesso em: 20 jul. 2022.


SAÚDE ANIMAL, V. N. Mercado de Suínos. Conheça o atual panorama brasileiro e os desafios futuros. Disponível em: <https://nutricaoesaudeanimal.com.br/mercado-de-suinos-panorama-brasileiro/>. Acesso em: 20 jul. 2022.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo