• ECAPE

Adube sua pastagem!


A adubação de pastagens é uma prática já comprovada porém ainda não é dada a devida atenção por grande parte dos produtores, principalmente por conta da falta de conhecimento e do custo inicial de implantação. Pastagens cultivadas são altamente produtivas, possibilitando a utilização de maior carga animal por área devido a maior produção de forragem, em compensação são mais exigentes em fertilidade, pois para produzir essa grande quantidade de pasto é necessário maior aporte nutricional para as plantas. Para garantir uma produção de pastagens é importante se atentar ao ciclo solo-animal, ao consumir a forragem o animal extrai parte dos nutrientes que se direcionam aos produtos, se concentram em torno de 25% no leite e 10% na carne, o restante dos nutrientes através da ciclagem natural retornam ao solo via urina e fezes, porém boa parte deles é perdida por processos como lixiviação, erosão, volatilização, e etc.

Estima-se que apenas cerca de 15% dos nutrientes que retornam ao solo são realmente reciclados e estejam novamente a disposição da planta, por isso é extrema importância que esses nutrientes sejam repostos, para isso se faz necessária a análise de solos a fim de corrigir a acidez do solo através da calagem e também a correta adubação para repor os nutrientes, além de escolher uma boa forrageira e fazer o manejo adequado da pastagem.

Muitas vezes o pecuarista acaba usando uma adubação padrão, não levando em consideração as reais condições que o seu solo possui. Dessa forma, ele não consegue fazer o manejo correto, porque não conseguimos manejar com eficiência o que não conhecemos, não é mesmo? Assim, pode estar colocando uma quantidade de adubo inferior ou superior da qual é necessário aplicar, ou ainda, aplicando ou deixando de aplicar os nutrientes que realmente são necessários.

Com os preços dos fertilizantes em alta, manejar o sistema da forma correta é indispensável para fazer com que a implantação de pastagens cultivadas seja viável e lucrativa, e para isso, podemos te ajudar! O primeiro passo, parte através da análise de solo, para conhecermos como está o teu solo, entra em contato com a gente, podemos te ajudar a tornar o teu trabalho mais rentável!


Referências:

GIRO DO BOI. Aprenda a fazer adubação de pasto. Qual a importância da análise, os principais nutrientes e quais os ajustes necessários no manejo de uma área de pastagem adubada? Veja no quadro Pastagem de A a Z, [s. l.], 28 nov. 2019.

BLOG PREMIX. O que é e qual a importância da adubação da pastagem?. Manejo de pastagem, [s. l.], 6 nov. 2020.

GERENTE DE PASTO. Adubação de pastagens. Você conhece os benefícios?. Adubação de pastagens , [s. l.], 2020.

PORTAL DO AGRONEGÓCIO. Adubação eficiente de pastagens: do fim para o começo: Para muitos, ainda pode parecer simples nutrir adequadamente as pastagens: basta escolher um fertilizante e distribuir nos pastos. Pastagens, [s. l.], 1 abr. 2021.

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo