Acidez do solo



Os solos do Rio Grande do Sul normalmente apresentam acidez elevada, devido serem originados de materiais pobres em alguns nutrientes como cálcio, magnésio, entre outros. Além disso, existem outros fatores que contribuem para a acidificação dos solos, como o manejo, que pode levar a processos de transporte desses nutrientes para camadas mais profundas, onde as plantas não conseguem utilizar. Os próprios cultivos, que retiram do solo os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento e a adubação nitrogenada que ao reagir no solo, libera compostos colaborando para o aumento na acidez.

Em solos ácidos, a disponibilidade de nutrientes para as plantas é muito baixa, causando deficiência na nutrição das espécies cultivadas. Outro fator relevante, é a presença de elementos tóxicos que prejudicam o desenvolvimento das culturas. Nessas situações, onde o pH do solo se encontra baixo, os nutrientes encontram-se em uma forma que as plantas não conseguem assimilar, comprometendo seu desenvolvimento e produção.

A calagem é uma prática que vem aumentando atualmente, embora ainda existam muitos produtores que desconhecem a sua importância de utilização. Através dela, é possível melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo, como aeração, permeabilidade da água, desenvolvimento das raízes, disponibilidade de nutrientes, eficiência de adubação e aumento na atividade dos microorganismos presentes no solo.

Um fator importante sobre a calagem é referente a sua época de aplicação, podendo ser realizada durante qualquer período do ano, mas para que seu efeito seja efetivo para a cultura pretendida, deve-se aplicar com uma certa antecedência ao plantio, de no mínimo três meses.

Deste modo, a aplicação de calcário é de extrema importância, pois influencia diretamente na produtividade das culturas, ocasionando o aumento da produção e da qualidade do produto final, também beneficiando o meio ambiente e tornando o setor agropecuário mais rentável.

Para fazer a aplicação de calcário de forma correta, se mostra a importância da análise de solo. Através desta, um serviço disponibilizado pela nossa própria empresa, podemos diagnosticar a situação e recomendar de forma precisa a quantidade de calcário necessária. Assim, custos indesejáveis com quantidades superiores são cancelados, e uma aplicação precisa será realizada.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos. Para saber mais entre em contato.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo