A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS


Gerir uma propriedade é uma tarefa complexa que exige planejamento, organização, fazer o acompanhamento de todas as atividades e custos envolvidos de forma eficiente e ter conhecimento do mercado. É muito importante que o agricultor saiba qual a rentabilidade de sua atividade, quais são os resultados obtidos, como melhorar as receitas e reduzir as despesas. Como toda atividade, há alguns desafios que é essencial saber como superá-los, dentre os principais, inclui-se a gestão de pessoas, o controle total sobre a quantidade de cada recurso que sua propriedade tem produzido e quanto há em estoque e o gerenciamento financeiro. Para contornar esses desafios devemos fazer um bom planejamento.

Embora seja uma prática importante, pesquisas apontam que na agricultura familiar, o hábito de registrar sistematicamente dados econômicos da atividade rural praticamente inexiste, tanto pelo desconhecimento da funcionalidade e importância dessa prática, quanto pela resistência a inovações. Já nos casos das lavouras e da pecuária, em médias e grandes propriedades, podemos destacar processos como plantio, manejo, colheita, preparação da terra e reprodução, esses, formam um grande investimento por parte do produtor e assim, geram atenção ao controle financeiro.

Entre os principais riscos, o endividamento, no qual o produtor deve se atentar ao grau de investimento e ao retorno que o mesmo lhe proporciona, retrabalhou trabalho dobrado, quando os gastos não são efetivos, e o produtor acaba por ter que refazer a atividade, como por exemplo, plantio de pastagens com devido o uso de sementes inférteis, com baixo vigor e pureza que resultam em uma baixa emergência e acaba sendo necessário a repetir a operação e por fim, a perda de safra, que, sem controle de custos, a tomada de decisão em determinado tipo de investimento pode ser equivocada e o produtor pode vir a comprometer sua safra.


A gestão de custos, não se faz apenas em identificar os principais gargalos financeiros e maximizar a produção, mas sim levar informações que possam gerar intervenções, a fim de aumentar a sua eficiência. Com o regulamento das contas, podemos identificar diferentes fatores que muitas vezes podem passar despercebidos, como o real rendimento das produções, cálculo das medidas de resultado econômico, além dos cálculos dos custos da produção. Com essas informações em dia, acompanhando o produtor em suas metas, a segurança em se desenvolver no ramo agropecuário se torna sistemática, garantindo bons frutos em produções consequentes.


É fundamental que o produtor esteja por dentro das novidades do mercado rural, estando informado sobre os aumentos de preços e os melhores ambientes para investir, para isso, a estrutura do negócio necessita de estabilidade e confiança. Nós da ECAPE Jr, podemos auxiliar na gestão da sua propriedade, trabalhando junto contigo, produtor, para reavaliar custos e determinar novas estratégias.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo