• ECAPE

É hora da colheita!


Abundante em vitaminas A,C e do complexo B, o pêssego possui altos níveis de antioxidantes e é conhecido por fortalecer o sistema imunológico. É também um ótimo aliado para quem quer emagrecer, pois atua como diurético natural no nosso organismo. Além disso, por possuir nível de água elevado em sua composição, ele promove maior saciedade, fornecendo uma sensação maior de satisfação após ser ingerido. Ele não deve ser descascado pois a casca concentra a maior parte das fibras e nutrientes. Seu elevado teor de fibras aliado a baixas calorias fazem do pêssego uma ótima opção para matar aquela vontade de doce após a refeição. Outros benefícios podem ser citados, como, prevenção do câncer, controle da diabetes e outras doenças crônicas pelo alto nível de antioxidantes; Saúde nos olhos por diminuir riscos de degeneração macular relacionada à idade; ele ainda melhora o sistema cardiovascular e sistema nervoso, é contra constipação e saudável para os rins e o fígado, contribui para a pele, cabelo, ossos e dentes por causa das suas características nutricionais.


Os estados da região Sul são os que possuem condições edafoclimáticas mais favoráveis à produção comercial de pêssego, segundo a EMBRAPA. Com isso, os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são grandes produtores nacionais da cultura. No entanto, o Rio Grande do Sul destaca-se, sendo o maior produtor do Brasil e, apesar de possuir pessegueiros por diversas regiões, são em três polos maiores que está concentrada a produção gaúcha. Estes polos, juntos, somam cerca de 13 mil hectares de pomares e produzem em média 145.004 toneladas/ano, correspondendo a 65% da produção total do país.


Antes de realizar a colheita manual, recomenda-se plainar as estradas internas do pomar e retirar pedras e outros obstáculos que possam provocar saltos bruscos do carroção no transporte das caixas de pêssegos e também baixar a pressão dos pneus do veículo. As caixas que receberão os pêssegos deverão ser previamente lavadas com água, detergente e escova desinfetados com hipoclorito de sódio (água sanitária) na proporção de 170 a 200 ml para 100 litros de água. A cada duas horas de trabalho de desinfecção, acrescentar mais 130 a 150 ml de água sanitária por 100 litros de água, e no final de cada dia, realizar a troca da solução.


Usa-se escadas para colheita, pois a madeira do pessegueiro é fraca e pode não suportar o peso de uma pessoa. Colhe-se uma fruta de cada vez acompanhando-a apoiada na palma da mão e não apenas com as pontas dos dedos e, coloca-se cuidadosamente em caixas com o fundo protegido por espuma sintética, lâmina de plástico com bolhas de ar, ou saquinhos com palhas. As caixas não devem ser cheias em excesso, para não amassar os pêssegos. As frutas da planta não podem ser misturadas com as caídas do chão, essas últimas devem ser apanhadas antes ou depois da colheita em caixas separadas e marcadas, as frutas não devem ficar ao sol, no transporte até o mercado ou a indústria as caixas devem ser cobertas por lonas.


As frutas destinadas à indústria, que são aquelas de menor tamanho e com boa aparência e qualidade, deverão ser acondicionadas em caixas de plástico de maior capacidade. Após o acondicionamento de todas as frutas nessas caixas, elas deverão ser transportadas o quanto antes até o local de processamento. Uma boa estratégia para evitar que as frutas não se estraguem antes de chegarem ao seu destino é realizar a colheita dos frutos na parte da manhã; a lavagem a seleção, a embalagem e o carregamento dos veículos transportadores pela tarde e; nas primeiras horas do dia seguinte transportá-las até o seu destino, que pode ser a indústria ou o consumidor final.


Quem sabe com esse material tu, produtor da região Sul, não repara em como o cultivo do pêssego é acessível e como isso é facilitado quando o mercado consumidor é tão próximo do produtor, como ocorre aqui! No nosso blog temos mais materiais sobre o cultivo e comercialização do pêssego que podem te convencer a investir nesse mercado. Gostou da ideia? Chama a gente para conversar! Nós da ECAPE estamos prontos para te atender e impulsionar tua produção!!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo